sábado, 14 de junho de 2008

Jamelão se despede

Foto: internet
A música e o samba perdem uma grande personalidade. Morre nesta madruagada, 14 , por volta de 5 horas, o ex-intérprete da Mangueira José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão. Ele estava internado na Clínica Pinheiro Machado. Seu corpo será velado na quadra da Estação Primeira e enterrado amanhã, às 11h, no Cemitério São João Batista.

Jamelão foi submetido no ano passado a uma gastrotomia, que é um corte na parede do estômago, e se alimentava, desde então, através de uma sonda estomacal. Jamelão estava internado desde quarta-feira passada por causa de uma isquemia.

Nascido em São Cristóvão (RJ), Jamelão viveu a maior parte de sua juventude no Engenho Novo. Começou a trabalhar aos 09 anos de idade, como entregador de jornal. Foi levado por um amigo para a Mangueira, onde começou a desfilar pela bateria. Em 1950, começou a escrever sambas-enredos para a verde e rosa. Ele não gostava do título puxador, preferindo ser chamado de intérprete. Jamelão era, sem dúvida alguma, dono de forte personalidade e de uma imcomparável voz.

Sua primeira gravadora foi a Odeon. Em 1960, lançou várias músicas de sua autoria e de sua mulher Ferreira Santos, como o sucesso "Fechei a porta". Gravou e regravou músicas de grandes nomes; com Lupicínio Rodrigues, por exemplo, gravou dois discos, como a música "Nunca".

A Estação Primeira diz que vai analisar uma maneira de homenageá-lo no desfile do próximo Carnaval, de maneira que esteja em sintonia com o enredo.



Feijoada transferida para o próximo sábado

A feijoada da Mangueira, que estava marcada para hoje, 14, na quadra da escola, foi transferida para a próxima semana. O encontro será no dia 21, no mesmo local. Na ocasião, a agremiaçao fará um tributo a Jamelão.

O endereço da quadra é Rua Visconde de Niterói, 1072 - Mangueira

Informações: 7829-2571

Nenhum comentário: