No ano em que completa 80 anos, a Mangueira comemora também o 52º aniversário de sua velha guarda. A festa será no próximo domingo, dia 13, na quadra da agremiação e será, na verdade, um grande encontro entre as velhas guardas das mais diversas escolas de samba e blocos carnavalescos.
A primeira formação da Velha Guarda da Mangueira ocorreu em 10 de julho de 1956. Graças a Carlos Cachaça, Cartola e Aloísio Dias foi fundada, então, um das mais tradicionais alas do carnaval carioca.
Atualmente, a Velha Guarda da Verde-e-Rosa é presidida pelo baluarte Ed Miranda Rosa, sendo formada ainda por 60 integrantes, dentre eles 40 senhoras. Herdeiros do samba também fazem parte da ala, como é o caso da presidente da Estação Primeira, Eli Gonçalves, a Chininha, filha da saudosa D.Neuma; Inês de Castro, filha do compositor Carlos Cachaça; Marli, ex-porta-bandeira; Gilda Moreira, neta de Julio Moreira, primeiro diretor de harmonia; Tia Zélia, viúva de Aloísio Dias, compositor e fundador do grupo show; Zenith, sobrinha de Padeirinho e filha de Geraldo da Pedra; e Tantinho, compositor e partideiro, só pra citar alguns.
O evento começará às 14h, com o desfile das bandeiras das agremiações. Em seguida, por volta das 16h, tem início a apresentação do Grupo Regente e seus convidados. Mas a programação musical também inclui Tantinho da Mangueira e a Velha Guarda Musical da Vila Isabel, que fará um passeio pela história do samba, interpretando obras que marcaram época.
O tradicional Encontro das Bandeiras será ás 18h, ao som da "Ave Maria". O Palácio do Samba, nunca é demais lembrar, fica na Rua Visconde de Niterói, nº 1.072, em Mangueira.
Fonte: Setor 1
.
.
.
quarta-feira, 9 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário