sábado, 5 de julho de 2008

Projetos no mundo do samba

O Carnaval, ao contrário do que muitos pensam, é mais do que diversão. Por trás de toda a alegria que envolve a festa está a cultura, a história e muitas ações sociais. É o que se pode perceber com o trabalho feito por Jair Ribeiro, Rei Momo de Niterói. Ele também trabalha no Corpo de Bombeiros e, a partir de sua atuação no órgão, passou a desenvolver um trabalho com jovens estudantes da rede municipal ou estadual, com idades entre 11 e 16 anos, onde prepara as crianças para os primeiros socorros, onde ele aproveita o sentimento carioca de curitr o Carnaval para mostrar aos jovens o que há de melhor em viver sem vícios. Este é o Projeto Bombeiro Mirim.

Ana Carolina, que é primeira cidadã da Velha-Guarda do Rio de Janeiro, é filiada à associação das Velhas-Guardas que tem uma preocupação com a saúde de seus componentes. Este também é o cuidado que a escola Alegria da Zona Sul tem com suas baianas. As jovens senhoras têm acompanhamento médico para uma melhor qualidade de vida.

Algumas escolas de samba, por exemplo, abrem espaço para a comunidade a fim de promover aulas e preparar a mesma. A escola de samba Inocentes de Belford Roxo tem oficina de percurssão de bateria. A oficina tem como objetivo formar novos valores em Belford Roxo e adjacências, além de manter em atividade os ritimistas atuais. O G.R.E.S. Estácio de Sá, em parceria com seu Departamento de Harmonia, oferece curso de harmonia na escola. Quadra e barracão são os locais para as aulas de teoria e prática, funcionando como um laboratório. O objetivo do curso é de que no futuro traga companheiros para a harmonia da agremiação. Dividido em duas fases, as aulas abordam no primeiro momento noções de montagem, ferragem, mecânica. Há início de ensaios de bateria, mestre-sala e porta-bandeira. A segunda etapa abrange ensaio técnico, avenida e corte de samba.

O Projeto Só Passistas, uma iniciativa do Rei Momo Alex de Oliveira, também faz parte do grupo que quer fazer mais que desfilar. A equipe promove aulas de passistas a um preço bem acessível. Valor este que serve para ajudar a custear o projeto que valoriza o trabalho da classe.


Essas são apenas algumas das iniciativas que os envolvidos com o Carnaval tiveram. Se para muitos o importante é a diversão, para outros, é preciso oferecer mais, aproveitando o que se tem de melhor no mundo do samba. É assim que surgem os movimentos que fazem a diferença nos campos social e humano.



Oficina Mestre Louro na Porto da Pedra

Na Porto da Pedra, o mestre de bateria Thiago ministra aulas de percussão a cada quinze dias, no horário de 15:00 às 18:00 horas. A partir de hoje, os interessados podem comparecer à quadra da agremiação para aprender a tocar os instrumentos que compõem uma bateria. Trata-se da Oficina Mestre Louro, em uma homenagem ao mestre.

As inscrições são feitas no local, com o próprio Thiago, a partir de 14:00 horas. O endereço da quadra da escola é Rua Lúcio Tomé Feteira, 290 - Vila Lage - São Gonçalo/ Niterói. As aulas são gratuitas.
.
.
.

Nenhum comentário: