quinta-feira, 17 de julho de 2008

3 anos de Feijoada Imperial



Ela acontece todo terceiro sábado do mês há três anos. No dia 16 de julho de 2005, quase uma semana após a morte de Eulália de Oliveira Nascimento, a Tia Eulália – uma das fundadoras do G.R.E.S. Império Serrano, em cujo quintal nasceu a escola de samba, em 1947 –, estreava a Feijoada Imperial. De lá pra cá, o povo tomou gosto pelo feijão caprichosamente temperado por Tia Néia e sua equipe de cozinheiras, pela forma carinhosa como é recebido pelos imperianos, por relembrar sambas memoráveis. Enfim, pelo evento que no próximo sábado tornará a reunir milhares de pessoas na quadra da agremiação, em Madureira, para comemorar o sucesso, que não é à toa, da iniciativa.

Atualmente, para dar conta do enorme público que prestigia a Feijoada Imperial, são necessários 80kg de carne seca, 80 kg de lombo, 30 kg de bucho, 50kg de rabo de porco, 40kg de orelha, 40kg de pé, 80kg de costela, 80kg de lingüiça, 20kg de bacon, 50kg de toucinho, 60kg de arroz, 60kg de feijão, 60kg de farinha e 200 pés de couve. No entanto, como lembra Tia Néia, no começo, ela dava conta dos preparativos sozinha.

_ Comecei cozinhando pra 200 pessoas. Felizmente, a Feijoada do Império Serrano tomou uma proporção muito grande e hoje preparo o prato para atender entre mil e 1500 pessoas. De sexta pra sábado, nós, eu e mais oito cozinheiras, viramos a noite pra deixar tudo pronto e servirmos a comida quentinha. É cansativo, claro, mas fazemos com o maior prazer, e os elogios nos incentivam a trabalhar cada vez mais. E garanto: meu feijão não azeda e não queima, porque administro tudo atentamente _ declara Tia Néia, há 10 anos na escola.

Após muito divertir-se no evento, o Dr. Oldemar Leite todo mês sai de Campos com a família, há pelo menos dois anos, para curtir o nosso feijão e um bom samba.

_ De tanto falar da feijoada com meu irmão, que vive em Campos, ele resolveu um dia vir conhecer de perto nossa celebração. Agora, ele, que é médico, não perde uma feijoada. E mais: trocou a camisa da Mangueira pelo manto verde-e-branco, tornando-se mais um imperiano de fé _ contou o jornalista Eraldo Leite, lembrando ainda conservar nova a camisa da primeira feijoada.

Para brindar os 3 anos de sucesso, foram convocados, como de costume, renomados artistas do mundo do samba: Jorginho do Império, que embala, do chão da quadra, os corações mais saudosistas, os grupos Senzala, JI Show e Chapa Quente, além dos sambistas Pedrinho da Flor, Quinzinho, Andréia Café e Conceição.

A entrada para a Feijoada Imperial, bem como o prato da feijoada, custará R$ 10. A quadra do Império Serrano, aberta a partir das 14h, fica na Avenida Ministro Edgar Romero, nº 114. Mais informações pelo tel.: (21) 2489-8722.

Texto: Assessoria
.
.
.

Nenhum comentário: