quarta-feira, 16 de julho de 2008

Criação da LESGA cria polêmica

Após romper com a Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (AESCRJ), administradora das escolas do Grupo de Acesso, as escolas do Grupo A serão de responsabilidade da LESGA - Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso, fundada nesta terça-feira. Um dos responsáveis pela criação da nova entidade que vai administrar e organizar o desfile do Grupo A, o presidente da Caprichosos de Pilares, Paulo de Almeida, revelou que a LESGA será a única instituição responsável pela comercialização dos ingressos, escolha dos jurados e assinatura do contrato de TV para o desfile das escolas do Grupo A.

De acordo com Paulo, a nova organização conta com parceiros. "Já temos o apoio da Prefeitura e da Riotur. A LESGA será a entidade responsável pela venda dos ingressos, pela assinatura do contrato de televisionamento do desfile e pela escolha dos jurados, que sairá das mãos da Secretaria das Culturas. Nossa proposta e deixar o Grupo A no mesmo nível do Grupo Especial. Queremos dar mais visibilidade e valor as escolas, pois elas produzem um grande espetáculo e não tinha o reconhecimento da Associação", revelou Paulo de Almeida que afirma que os valores do ingressos para o desfile de 2009 sofrerão um reajuste. "O valor atual do ingresso é irrisório, com essa nova administração eles serão reajustados. O que as escolas recebem pelo televisionamento é uma brincadeira. Vamos ouvir a proposta de outras emissoras interessadas em transmitir o espetáculo. Nossa administração será marcada pela transparência e seriedade", disse ele.

O prefeito do Rio, César Maia, no entanto, disse que a Prefeitura não tem relação com a criação da LESGA e coloca toda a responsabilidade sobre a legitimidade da instituição sobre a LIESA. O prefeito diz que não se envolverá na questão porque, segundo ele, a relação entre as escolas de samba tem caráter privado.

Na próxima segunda-feira, 23, haverá eleição para a escolha do presidente e os membros dos conselhos fiscal e deliberativo da nova entidade.
.
.
.

Nenhum comentário: