domingo, 20 de julho de 2008

Leão de Nova Iguaçu entrega sinopse

A escola Leão de Nova Iguaçu entregou sua sinopse durante a feijoada que aconteceu no último sábado, dia 19, na quadra da agremiação. Nos dias 22 e 29 de julho, a partir de 20 horas, serão realizadas reuniões de explanação do enredo para os compositores que queiram concorrer com samba-enredo. As reuniões aocntecem na quadra de ensaio, que fica na Rua Mario José da Fraga, 40 Santa Eugenia –Nova Iguaçu.



Sinopse do Carnaval 2009

Enredo: "Da pré historia ao carnaval, o Leão conta a sua historia!"
Presidente- Emerson Mattos
Autores do enredo e carnavalescos - Marco Aramha & Marcyo de Olliveira


Meu rugido atravessa horizontes faz tremer os mais fortes como um aviso de minha presença. Reino com a força de minhas garras e mandíbulas, na imponência de minha soberana majestade, sou o grande caçador, o mais voraz dentre os carnívoros, admirado e reverenciado. E para lhes contar minha historia me personifico em samba, fantasia e ao som da bateria.

Deste a pré-história sou conhecido dos homens que me pintavam nas paredes das cavernas.

Na áfrica onde vivo livre, sou admirado por varias tribos que se espelham em minhas virtudes.

Na china lugar onde nunca existi, fui reverenciado por mandarins em ricas imagens como guardião em suntuosos palácios, e na dança do leão abro cortejos e festivais ate os dias de hoje.

Na antiga Pérsia ganhei asas para adornar palácios e templos.

Espelho de bons e justos reis e soberanos, na era medieval, onde fui símbolo de realeza e força.

E terríveis tiranos que se comparam a minha ferocidade selvagem.

Na Índia personifico Nrsimhadeva homem leão de pele dourada protetor espiritual dos homens de bom coração.

Meu lado mais obscuro foi visto na Roma antiga onde devorava os cristãos no Coliseu.

Na mitologia grega empresto parte de meu corpo a enigmática esfinge e a terrível quimera.

Como Leão da Neméia, animal invulnerável, fui sufocado por Hércules, que transformou minha pele em manto. Para celebrar o feito bravio do herói, Júpiter soberano do Olímpio, me levou aos céus entre astros e estrelas e me transformou na constelação do leão, que rege os destinos dos leoninos através da astrologia que tem o sol como astro rei.

Na arte simbolizado na heráldica de mil bandeiras, moedas e símbolos mundo fora.

Misticamente simbolizo a força e o mundo nas cartas do tarô.

Nos ditos populares sou comparado aos homens de cabelos fartos como tendo juba de leão.Dizem tambem forte como um leao. Quando a fome aperta dizem ser famintos como um leão. Ou a mãe que defende sua família como uma leoa.

E o palpite de sorte na dezena ou no milhar.

No imposto de renda não sonegar para não cair nas garras do leão.

No samba muitos sambistas podem ter minhas virtudes porem em São Paulo, na terra da Garoa como leão de paz e de guerra, represento o mais lindo presente de pai para filha, a escola de samba Leandro de Itaquera, e na cidade maravilhosa do Rio de janeiro no bairro do Estácio o verdadeiro berço do samba em vermelho e branco a escola de samba Estácio de Sá.

Na baixada fluminense entre batalhas e glorias, sob o jubileu de rubi comemoro quarenta carnavais como símbolo maior, adorado e amado por antigos leoninos, que tal como a arte, apresentam a nova geração de leoninos que rugem mais alto, que sou o samba, sou leão, patrimônio cultural, orgulho do meu carnaval, a força e garra da escola de samba Leão de nova Iguaçu.


Marco Aramha
Marcyo de Olliveira

Nenhum comentário: