quarta-feira, 14 de maio de 2008

Wilson Simonal Pode ser Enredo em 2009


Acadêmicos do Salgueiro pode homenagear o cantor Wilson Simonal(foto) no Carnaval 2009 após recusa do cantor Jorge Ben, conforme divulgou a coluna Gente Boa, do jornal O Globo, na última segunda-feira.

De acordo com o colunista Joaquim Ferreira dos Santos, a família de Simonal sugeriu o enredo à agremiação, mas a decisão só saírá depois do pleito para presidente.



Histórico

Simonal é único artista negro reconhecido como grande estrela nas décadas de 60 e 70. Começou a carreira cantando em bailes do 8º grupo de Artilharia da Costa, cantando também em inglês, rock e calipsos. Foi descoberto pelo compositor Carlos Imperial, que o levou para o seu programa de TV, Os Brotos Comandam. Seu primeiro compacto foi o chá-chá-chá Teresinha, de Imperial.

Simonal ficou desmoralizado no meio artístico-intelectual e cultural da época e sua carreira começou a declinar. O jornal O Pasquim acusou-o de dedo duro, durante o Regime Militar. A repressão imposta pela ditadura, levaram os jornalistas da época a acreditar que Simonal fôsse informante do SNI. O artista foi condenado pela imprensa sem provas. Entretanto, Simonal vem ganhando cada vez mais reconhecimento pela contribuição musical, sendo considerado um dos grandes cantores da MPB. É pai dos também músicos Wilson Simoninha e Max de Castro.

Ele morreu no dia 25 de junho de 2000, aos 61 anos, de disfunção hepática.

Nenhum comentário: