segunda-feira, 19 de maio de 2008

Museu Histórico Nacional e uma Pitada de Samba

Foi ao som de Silas de Oliveira, Candeia, Sérgio Porto – o Stanislaw Ponte Preta – e outros grandes nomes da música que o Museu Histórico Nacional (RJ) terminou neste domingo, 18, a 6ª Semana Nacional de Museus, que propôs o tema “Museus Como Agentes de Mudança Social e Desenvolvimento”, mobilizando o país de norte a sul. Os objetivos desse movimento são a democratização, a ressignificação e a apropriação cultural, para pôr fim ao modelo sustentado pela função exclusiva de guardar registros de memórias e visões que caracterizava os museus brasileiros. E para evidenciar esta proposta, o Museu Histórico contou com uma apresentação em grande estilo: a Espetáula. Assim é carinhosamente chamado o Projeto História Através da Música, formado por Alberto Buaiz Leite, percussionista e compositor da Portela desde a década de 80, Romney Lima, cavaquinista, André Mendes, violão de sete cordas. Os três são professores de História. Fazem parte do grupo também Bruno Eschanazi, do bandolim, e Valdir Ribeiro, da percussão.

Com direção de Claudio Mendes e interpretação do ator Rodrigo Micheli, a apresentação é rica em acontecimentos históricos e bom gosto musical. Dividida em três etapas, a Espetáula fala sobre D. João VI e a Família Real, os Escravos, Tiradentes, a Semana de Arte Moderna, Getúlio Vargas e a Ditadura Militar. Tudo com um temperinho gostoso de samba, como o Samba do Crioulo Doido (1968), Heróis da Liberdade (1969), o samba-enredo Os Sertões da Escola de Samba Em Cima da Hora (1976) e, até mesmo, as duas versões de Mestre-sala dos Mares, de João Bosco e Aldir Blanc (1975). Para quem não sabe, esta última tem duas versões: a primeira foi censurada pela repressão; a segunda, adaptada.

O grupo foi formado em 2001 com a proposta de ensinar a História de uma maneira agradável e diferente. Inicialmente, o grupo falava da História do Brasil até os dias atuais. Hoje são quatro projetos percorrendo escolas e diversas instituições.

Os interessados em contatar o grupo podem ligar para os telefones 2636 4625 / 9945 0700 - falar com Romney Lima; ou 2494 4357 / 9802 5863 - falar com Alberto Buaiz.

Nenhum comentário: