sábado, 17 de maio de 2008

Falando de Samba

Foto: Wilson Infantino


Teve início o projeto Falando de Samba, promovido pelo G.R.E.S. Caprichosos de Pilares, do Grupo A, neste sábado, na quadra da agremiação. O projeto tem por objetivo debater assuntos ligados ao Carnaval. O tema de hoje, foi a Comunicação no Samba. Até dezembro, haverá um seminário por mês.

Fizeram parte da mesa do primeiro dia de debate Mário Roberto, Vice-presidente do Departamento de Comunicação da AESCRJ; Arnaldo Lyrio, apresentador do Programa Andarilho do Samba (Rádio Metropolitana AM); Andrade Chefia, divulgador da escola Unidos da Tijuca (Grupo Especial); Denise Carla, jornalista responsável pelo site Papo de Samba; Alberto João, responsável pelo site SRZD Carnavalesco; o colunista do Jornal O Povo e do site Setor 1 José Carlos Neto; Rafael Azevedo, do site Da Folia, o radialista da Manchete AM e 94 FM Miro Ribeiro e Boca da Portela, locutor de quadra da Portela. O mediador foi Pedro Silva, divulgador da Caprichosos.

O presidente da agremiação que promove o evento Paulo Almeida abriu o debate. Ele ressaltou a importância de inovar a comunicação na cobertura do Carnaval. "O Carnaval não pode ser a mesmice. A cada ano ele deve revelar perspectivas de futuro", afirmou o presidente dizendo que ousadia é fruto de quem tem visão. A Caprichosos de Pilares, de acordo com Paulo, não é contrária à transmissão televisiva. Entretanto, ele explicou que não é saudável omitir-se diante de um projeto de tamanha grandeza como é o Carnaval. O presidente considera que os veículos de comunicação transmitem conhecimento ao público, com a finalidade de fazê-lo perceber o desenvolvimento do Carnaval e que,por isso, é preciso ter no veículo o aporte necessário a fim de dar vez a todas as agremiações, para que tenham espaço e reconhecimento. Ele argumenta que a imprensa precisa sobreviver e que para isso os veículos precisam de ajuda, pois a mídia precisa funcionar bem, com mecanismos de recurso de patrocínio, para viabilizar melhor a divulgação do espetáculo. Paulo finalizou dizendo que "é importante o fortalecimento do Carnaval e para isso é preciso uma mídia forte. Não apenas a TV Globo, mas de todas as mídias que trabalham com o Carnaval".

O debate foi rico em colocações, dentre as quais podemos citar a consideração de Alberto João que aponta como principal fator para a falta de patrocínio para as escolas, especialmente as do Grupo de Acesso, o fato de as próprias agremiações não facilitarem na divulgação. Ele lembra que muitas escolas não têm assessores de imprensa, inclusive algumas no Grupo Especial, o que, segundo o jornalista, implica no desinteresse dos patrocinadores. "A escola tem que querer aparecer", ressaltou Alberto. No que se refere à transmissão do Grupo de Acesso pela CNT, sob o comando de Jorge Perlingeiro, Alberto não questiona a qualidade do trabalho. Segundo Alberto João, a transmissão não é paga pela CNT porque ela não tem dinheiro e não tem programação própria e que não há quem transmita o Carnaval do Grupo de Acesso além de Perlingeiro.

Mário Roberto defendeu as escolas que não têm assessores de imprensa. Ele argumenta que a situação financeira das agremiações é muito delicada e que, por isso, não têm condições de manter o cargo. Conforme Mário salientou, é de interesse das escolas ter o cargo de assessores, porém as responsabilidades trabalhistas impedem esta realidade.

Arnaldo Lyrio, por sua vez, afirmou que o Carnaval hoje é uma empresa. Para ele, todas as agremiações têm que ter os profissionais competentes, sejam eles assessores e divulgadores. Ele disse que isso é necessário para fortalecer o trabalho. "Se não der a mão, a organização não chega a lugar algum", finalizou.

Agenda do Projeto Falando de Samba

21/06 - Tema: Enredo
19/07 - Tema: Samba-enredo
16/08 - Tema: Administração e coordenação de Carnaval
20/09 - Tema: Mestre-sala e porta-bandeira
18/10 - Tema: Comissão de Frente
15/11 - Tema: Harmonia
13/12 - Tema: Bateria

Os encontros acontecem na quadra da Caprichosos de Pilares, a partir de 13 horas. O endereço da quadra é Rua Faleiros, 01 - em Pilares (próximo ao Supermercado Extra).

Informações: mrs__pesquisa@ig.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns Lidiane. Excelente matéria, muito bacana comtemplarmos com uma matéria o sucesso e casa cheia na primeira edição doFalando de Samba.

um forte abs
marcos roza