domingo, 4 de maio de 2008

A Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro

O ano de 1934 foi o marco de fundação da entidade representativa das Escolas de Samba, sendo a data do surgimento o dia 6 de setembro. O ano foi marcado por acontecimentos artísticos e culturais, e o desfile das escolas tornou-se um acontecimento oficial nos festejos de Carnaval.

A Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro, entidade representativa das Escolas de Samba do Rio de Janeiro substitui a União Geral das Escolas de Samba do Brasil, fundada em 06/09/34, recebendo o nome de Associação das Escolas de Samba do Brasil. Mais tarde, tornou-se Associação das Escolas de Samba do Estado da Guanabara. Em 1975, a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, levou à denominação, no ano de 1990, de Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro.

O Diretor de Administração da entidade Walter José da Silva, o Cabelinho, falou ao Carnaval em Foco sobre a associação.

De acordo com o diretor, fazem parte da associação 10 escolas do Grupo A, 14 do Grupo B, 14 dos Grupos C e D, e 8 do Grupo E. Ele lamentou a fase difícil que a associação enfrentou. “Todas as escolas eram da associação e muitas foram formar a Liga (LIESA) e algumas fundadoras convidadas”, explica Cabelinho, que afirma que com o respaldo dos Governos Estadual e Municipal, através da Riotur, consegue equilibrar a situação.

Cabelinho foi do Boi da Ilha quando ainda era um bloco de embalo, em 1968. No ano seguinte, o bloco passou a ser de enredo, desfilando na Praça XI, quando ficou em 5º lugar. Em 70, o Boi da Ilha também desfilou na Praça XI e em 71 o desfile aconteceu na Av. Rio Branco. No ano de 1972, Walter José foi para o Bloco Arranco, quando foi campeão na Presidente Vargas. Na ocasião, Walter trabalhou pelo bloco ao lado de Walmir Costa Neves. Em 1973, o Arranco desfilou como escola, tendo Cabelinho como um dos responsáveis pela mudança.

A Presidência da AESCRJ é Walter Teixeira da Silva e a Vice-Presidência é de Eduardo José da Silva. São 32 diretores, entre diretores e vices, e 6 conselheiros fiscais.


Agenda da AESCRJ



O Plenário, que se destina a eleger, retificar e/ou ratificar os atos da Diretoria Administrativa e do Conselho Fiscal, acontece no dia 14 de maio, às 20 horas, em sua Sede, na Rua Jacinto, 67 – Méier (RJ).

A CASSAMBA - Casa do Sambista, evento que está se tornando tradição na AESCRJ, sempre realizado às primeiras quintas- feiras de cada mês, tem como objetivo propor ao sambista momentos de descontração e troca de informações, através de depoimentos, e ouvir sambas de sambistas famosos com apresentação do grupo Tá Bom Abessa. No mês de maio, será realizado no dia 8.

Informações: 2269-3445 / 2596-1127

Nenhum comentário: