terça-feira, 13 de maio de 2008

Negras Coreografias Acontece Hoje no Rio

O Instituto de Geografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) promove o evento "Negras Coreografias" que tem como proposta registrar depoimentos diversos sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e o significado do 13 de maio, data da abolição dos escravos no Brasil.

O evento será hoje e divide-se em três etapas, começou com uma caminhada pelo Centro do Rio: "Caminhando por Negras Geografias no Centro do Rio" teve como ponto de encontro a estação do metrô Praça Onze, às 9 horas da manhã, e terminou com visitas à Rua do Carmo, Praça XV e Paço Imperial, onde a Princesa Isabel aboliu a escravatura.

Às 17h, a programação continua no Auditório 11 (1º andar, Pavilhão João Lyra Filho) da Uerj, com "Negros e Geográficos Pulsares em Certos Versos e Eternas Canções".

Às 19h30 acontece a mesa-redonda "Negras Trajetórias", também na UERJ, e será comandada pela professora adjunta e chefe do Departamento de Geografia Humana da Uerj, Zeny Rosendahl. Dentre os participantes está Waltinho Honorato, jornalista e diretor de Carnaval do Império Serrano.

Os debate tem por objetivo apontar os lugares percorridos pelos negros em suas trajetórias de vida, além de discorrer sobre seu papel na nossa sociedade.

A Uerj fica na Rua São Francisco Xavier, n° 524, no Maracanã.
A entrada é franca.

Nenhum comentário: