domingo, 27 de abril de 2008

Festa de Aniversário do Arrastão de Cascadura


O Carnaval em Foco esteva na festa de aniversário do G.R.E.S. Arrastão de Cascadura, que aconteceu na quadra da agremiação no último dia 26.

Aos 35 anos, após dez anos afastada do altar do samba, a escola se alegra em voltar a desfilar na Marquês de Sapucaí, no carnaval de 2009, pelo Grupo B.

Na ocasião, foi apresentado o enredo "E Foram Felizes Para Sempre. A Química Perfeita dos Pares" e a comissão de carnaval. A apresentação contou com a bateria da escola, passistas, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, baianas e um grupo de ballet que foi coreografado por um dos diretores artísticos da escola, Alexandre Henrique. A dança representava o DNA.

Entre os homenageados, estavam Carlos Eduardo Almeida (engenheiro da LIESA), Carlos Henrique de Souza (gerente de eventos), Luís Cairo (colaborador e iluminador) e outros. Para o enredo, a comissão será formada por Heriton Bacury (autor do enredo), Junior Schall (diretor de Carnaval), Cleyton Rosa (responsável pela pesquisa), Flavia Moreira (responsável pelo desenvolvimento do enredo). A bateria será coordenada por Mestre Ciça, da Viradouro. A presidência é de Sidney Calixto (foto) e sua vice é Sônia Maria.

Sidney Calixto:"Eu tenho muitas amizades"

Sidney Calixto esteve na escola em 1994, como diretor geral. Naquele ano, a escola ficou em 3º lugar do Grupo A, com o enredo "Frevança de Max Lopes". Quando acabou o carnaval, ele se afastou do Arrastão. Há dois anos ele retornou à agremiação também como diretor geral. Em 30 de abril de 2007, ele foi eleito ao cargo de presidente do grêmio.

O presidente falou que o Grupo B tem muitas dificuldades para construir o carnaval por vários fatores, dentre eles o patrocínio. Outra questão levantada por Sidney foi a violência, que tem afastado a comunidade dos eventos das escolas, inclusive as do Grupo Especial. Ainda assim, diz estar confiante para 2009 e lembrou que a agremiação foi a primeira escola de samba a receber o Estandarte de Ouro em samba-enredo, quando homenageou a atriz Zezé Motta, em 1989.

O presidente da escola confessa que a comissão é formada por pessoas que têm por objetivo levantar a agremiação, já que não há dinheiro para pagar a equipe. "Eu tenho muitas amizades", acrescentou.

Para Junior Schall, responsável pelas alegorias, em primeiro lugar está o valor da amizade. Segundo ele, a maioria das pessoas que pertencem à comissão são grandes profissionais do carnaval que fazem parte de outros grupos, inclusive do Especial, que se uniram para que o Arrastão de Cascadura consiga ter um bom resultado.

Sobre os preparativos para 2009, Junior disse que a equipe está em avaliação de criação das alegorias. Ele considera que as idéias são arrojodas e o enredo, facilmente compreendido. " O enredo é de fácil assimilação, porém, está provado no carnaval que o público gosta de reconhecimento, de imagem que ele possa identificar. É uma via do carnaval de hoje", disse, afirmando que essa via é mais justa porque permite que todos os grupos façam um espetáculo mais atraente.

Colaboração: Wilson Infantino

* Assista ao vídeo do evento:

Nenhum comentário: